Campanhas de Páscoa Criativas: 7 Formas de Impulsionar seu Negócio

campanhas de páscoa criativas

Você quer aprender a planejar campanhas de páscoa criativas e melhorar suas vendas? Neste artigo, queremos mostrar-lhe que mesmo empresas que não vendem chocolate podem aproveitar a páscoa para criar promoções únicas e divulgar seus produtos ou serviços.

  

1. Escolhendo o canal de divulgação da sua campanha de páscoa

 

A primeira coisa que você precisa definir é quais canais irá usar para divulgar sua oferta. Idealmente, você deveria trabalhar com várias opções ao mesmo tempo para alcançar o maior número possível de pessoas; no entanto, muitas vezes isto não é viável, seja por falta de orçamento, por falta de tempo ou porque você não tem conhecimento técnico para usar todos os meios disponíveis para criação de campanhas de marketing.

 

Mesmo com recursos limitados, você ainda pode obter sucesso com sua campanha de páscoa. Basta ser criativo e usar sua imaginação.

 

Se você não pode trabalhar com vários canais de divulgação, nossa recomendação seria dedicar mais tempo para os canais que seus clientes já estão habituados a usar para interagir com sua marca.

 

Por exemplo, se você normalmente usa o Facebook e o Instagram para divulgar seus produtos, esta não é a hora para criar uma campanha de anúncios no Google com o objetivo de atrair tráfego para o seu site, que você quase não está atualizando.

 

campanhas de páscoa criativas

 

2. Use o tom apropriado

 

A páscoa é um feriado religioso comemorado por cristãos em todo o mundo. Como ocorre com qualquer tema que divide opiniões, o ideal é ser cuidadoso; como diz o ditado, “na dúvida, não faça”.

 

Talvez seus clientes não sejam religiosos e não acreditem na páscoa, mas, se você criar uma campanha abordando tópicos controversos, ou fazendo piada com o feriado, é provável que isto afete negativamente a imagem da sua marca.

 

O melhor é ser cauteloso, deixar o humor para uma outra data comemorativa e planejar campanhas de páscoa criativas focadas nos produtos ou serviços que você oferece, explorando o sentimento de gratidão pela vida, de renovação de votos e promessas, pois, desta forma, você não irá ofender ninguém com sua mensagem.

 

3. Crie campanhas com base no perfil dos seus clientes

 

Se você está planejando campanhas para explorar datas especiais, você certamente já conhece o perfil dos seus clientes ideais. No entanto, sua campanha deve ser criada com base no que você está oferecendo.

 

É claro que será mais fácil planejar uma campanha de páscoa se você vende chocolates, uma vez que é o produto mais vendido nesta data, mas mesmo empresas de outras áreas podem explorar o sentimento de gratidão que comentamos anteriormente, além de tirar vantagem dos dias de feriado propriamente.

 

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Diferentemente de outros feriados, a páscoa sempre cairá nos mesmos dias da semana, então a maioria dos seus clientes estará de folga, e muitos irão viajar com a família ou amigos.

 

Isto é fantástico para empresas de vários setores, principalmente para empresas que atendem clientes em um endereço físico. Você pode criar promoções para atrair clientes para sua loja, restaurante, salão ou academia, seja para conhecer mais sobre sua empresa ou para participar de ações comemorativas ou sociais.

 

Se você tem um salão de beleza, por exemplo, pode oferecer um desconto exclusivo para os clientes que desejarem aproveitar o feriado para cuidar da sua aparência. Se desejar ser ainda mais criativo, você poderia oferecer serviços adicionais gratuitos para clientes que contribuírem com chocolates ou outros produtos, com uma campanha de páscoa criativa que teria início uma ou duas semanas antes do feriado.

 

Você pode escolher uma associação ou outro local que acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade na sua cidade, para coletar produtos e divulgar sua marca ajudando o próximo.

 

Nada melhor do que aproveitar o sentimento de gratidão para ajudar o próximo.

 

Quando se pensa exclusivamente em marketing, este tipo de ação social ajuda a melhorar a imagem da sua marca, a divulgar seu negócio gratuitamente - é muito mais fácil convencer alguém a divulgar uma ação social para seus amigos do que uma lista de produtos ou serviços -, além de fazer algo positivo para a sociedade.

 

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4. Mais ideias de campanhas de páscoa criativas

 

Qualquer empresa pode aproveitar datas especiais para aumentar as vendas. Obviamente, é mais fácil criar uma campanha de marketing para divulgar uma floricultura no dia dos namorados do que para divulgar uma academia.

 

Entretanto, se você quer atrair clientes para sua academia, poderia aproveitar o fato de que muita gente vai exagerar no chocolate para oferecer uma promoção para clientes que se cadastrarem na semana da páscoa, com foco na sensação de tristeza e decepção que sentimos após consumir muitas calorias, quando subimos balança e descobrimos que engordamos os quilos que havíamos demorado semanas para perder.

 

Se você puder investir um pouco mais, que tal oferecer ovos de chocolate para quem se inscrever por X meses até a páscoa? Seu cliente pode economizar na academia e no chocolate, você o ajuda com o presente de páscoa para seus filhos ou parentes e ele ainda consegue um desconto para começar a malhar na semana seguinte.

 

Novamente, o tipo de promoção que você irá criar irá depender do seu orçamento, do perfil dos seus clientes e do tipo de negócio que você quer divulgar. Infelizmente, por motivos óbvios, não temos como abordar vários tipos de empresas e oferecer ideias para cada uma delas planejar campanhas de páscoa criativas, precisaríamos escrever alguns livros para isso.

 

No entanto, se você tirar um tempo para pensar, certamente irá encontrar opções interessantes para sua campanha. Se preferir, você também pode dar uma espiada no que seus concorrentes estão fazendo, ou até mesmo em empresas de outros setores. Afinal, um sorteio de um ovo gigante que custa muito caro pode ser uma opção de promoção para uma academia, ou para uma revenda de carros.

 

As pessoas sempre querem ganhar algo; por isso, dependendo do seu negócio, a páscoa pode servir quase como uma “desculpa”, desde que os clientes tenham interesse na oferta, você pode criar promoções de todo tipo, oferecer brindes exclusivos, criar sorteios, fazer parcerias com empresas que realmente vendem produtos mais procurados na páscoa, entre muitas outras opções.

 

 

como ganhar dinheiro

 

 

5. Não se esqueça do aspecto visual da sua campanha de páscoa

 

Não importa se você está usando a páscoa como uma oportunidade para vender ou realmente explora este feriado como uma data importante para sua estratégia de marketing: sua campanha deve ser criada com elementos visuais que lembram a páscoa.

 

Coelhos, ovos, cenouras e pegadas - vale tudo, desde que você seja criativo. Estes elementos devem estar presente em todos os materiais que você irá produzir, seja na sua newsletter, nas redes sociais, no site ou até mesmo na sua loja - por exemplo, com uma decoração especial para chamar a atenção de quem está passando na frente da sua loja.

 

6. Pense, repense, analise e revise

 

Antes de começar a gastar com sua campanha de páscoa, você precisa definir seus objetivos. No entanto, você também deve revisar seu orçamento, para saber quanto pode gastar com suas ações.

 

Um dos erros que muitos empresários cometem ao começar a trabalhar com marketing é acreditar que existe uma fórmula certa para o investimento em ações publicitárias. Em outras palavras, se investir R$ 100, vou ganhar R$ 5000. Não existe como calcular o retorno do seu investimento antes do término da campanha.

 

Com experiência, após criar várias campanhas, você até pode prever uma média de retorno; porém, os resultados podem variar muito, uma vez que fatores externos, sobre os quais você não tem controle, também poderiam afetar o resultado final da sua campanha.

 

Por isso, antes de começar a gastar, defina quanto você pode investir, considerando que existe uma possibilidade de sua campanha ser um fracasso e você perder quase todo o dinheiro investido.

 

Se as estratégias forem adotadas corretamente, você provavelmente terá lucro com sua campanha, mas nunca invista o que você não poderia perder. Esta é uma dica que você deveria levar para sua vida, mas em marketing isto é especialmente importante.

 

7. Não tenha medo de arriscar

 

Depois de avisar você sobre os cuidados que deve tomar, não podemos terminar este artigo sem recomendar que você arrisque. Sim, isto parece contraditório, mas não é.

 

Desde que você defina que seu negócio não irá falir se a as campanhas de páscoa criativas que você achava que trariam muito dinheiro para sua empresa fracassarem, você deve, sim, arriscar.

 

campanha pascoa

 

Se você não conseguir aumentar suas vendas, pelo menos divulgou seu negócio para mais pessoas, o que será útil para outras ações de marketing. Afinal, os clientes que não participaram da sua promoção neste momento, mas viram seu material publicitário, podem lembrar de você no futuro.

Ou, ainda, se essas mesmas pessoas decidirem buscar pelos produtos ou serviços que você está promovendo, terão mais confiança na sua marca por já terem ouvido falar da sua empresa.

 

Mesmo que isto não ocorra, você terá aprendido e coletado dados sobre o comportamento dos seus clientes em potencial. Se analisar estes dados corretamente, você poderá melhorar sua estratégia para as próximas campanhas, então seu investimento nunca será totalmente desperdiçado.

 

Não desista, pois, se souber analisar o que deu errado, talvez você possa aprender mais com um fracasso do que com o sucesso.

 

Dito isto, seja confiante, seja criativo e acredite que as coisas irão dar certo. Afinal, a páscoa é tempo de renovação, então por que não renovar sua estratégia e buscar outras opções para suas campanhas de marketing?

 

Você vem se perguntando se existem formas de incrementar suas vendas criando delícias ainda mais irresistíveis? Olha só o que a gente preparou para você aprender cada vez mais e faturar muito!

 

Os 2 Melhores Cursos de Doces do Brasil

 

Já imaginou fazer 2 ou 3 cursos de doceria e criar campanhas de páscoa criativas, que todo mundo ama e que só você vende? Confira o ranking dos melhores para você que quer ter uma Páscoa ainda mais adocicada.

  

1 – Divertidamente Doces

 

como vender ovo de páscoa

 

Se você está a fim de conhecer TODOS os SEGREDOS da preparação dos Ovos de Páscoa mais pedidos e desejados do Brasil, esse é o curso perfeito!

 

Com ele, você vai aprender a como fazer o derretimento, a temperagem, técnicas com chocolates fracionados, ovos diversos como tradicionais, trufados, de colher, especiais, infantis, além de dicas de embalagem, armazenamento e higienização.

 

Dizem que a Páscoa é a época do ano perfeita para quem começar com o seu próprio negócio! Fica a dica. (;

 

Avaliação do curso:  4.6

 

detalhes curso

 

2 – Curso de Ovos de Páscoa [Básico]

 

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Esse curso é pensado para pessoas que adoram presentear parentes e amigos com quitutes feitos à mão, com todo amor e carinho!

 

Esse curso é composto por aulas  bastante objetivas criadas exclusivamente para aprender na prática de maneira simples e rápida, com baixo investimento!

 

Avaliação do curso:  4.9

 

detalhes curso

 

Recadinho Final

 

A gente espera que você use esse material para ampliar suas possibilidades de obter sucesso no ramo da confeitaria.

 

Micheli Schaan

Micheli Schaan

Tradutora, Fotógrafa e Redatora na TripleTrad Brasil